quarta-feira, 5 de agosto de 2009

COBERTURA DO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CINEMA (SEMCINE) 2009


Ocorreu semana passada (agosto de 2009) em Salvador o V SEMCINE, Seminário Internacional de Cinema, um dos mais importantes eventos sobre cinema do Brasil. Durante toda semana foram realizadas mesas redondas, mostras competitivas de curtas, de filmes internacionais, de videoclipes, de cinema de animação, de videoarte, além de lançamentos de livros e apresentação de VJ's e DJ's no Teatro Castro Alves e no Teatro Martim Gonçalves, houve a Retrospectiva Godard, com uma pequena exposição sobre o famoso cineasta francês, além da exibição de seus grandes sucessos, como Acossado, do qual tive a oportunidade de conferir.


EXPOSIÇÃO GODARD - TEATRO MARTIM GONÇALVES

Na Mostra Especial de Curtas Digitais Brasileiros destaque para quatro filmes representativos da atual produção baiana, que foram exibidos no último dia do evento, sábado: “Pornográfico”, de Haroldo Borges e Paula Gomes; “Clemência”, de Rita de Cássia; “Vermelho Imaginário”, de Mateus Damasceno, e “Peres Estardefundeo”, de Ylia São Paulo. Destes, na minha opinião, “Pornográfico” foi o mais significativo.

Houve também a pré-estreia nacional e internacional do longa-metragem “Pau Brasil” (2009), de Fernando Belens, que lotou o teatro, mas infelizmente eu não pude conferir.

A abertura do V SEMCINE foi marcada com a projeção da película "Histórias do Cinema - Cap. 3ª - A Moeda do Absoluto", de Jean Luc Godard. A primeira mesa redonda do evento teve o tema "Godard: Cinema e Poesia", com a participação do francês Alain Bergala, Céline Scemama e Alfredo Manevy, com a mediação de Àngel Díez


JEAN-LUC GODARD

No dia seguinte, a segunda mesa do evento teve como tema “Quando o Cinema é Arte”. A partir dessa indagação os participantes do debate, o baiano Monclar Valverde e o francês Kristian Feigelson, com a mediação de Edilene Dias Matos, debateram a sétima arte como uma expressão artística. Foram discutidas também a relação entre cinema e literatura, e questão da adaptação, ou melhor, da tradução imagética.

Continuando as reflexões acerca do cinema e audiovisual contemporâneos, a terceira mesa do V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, intitulada "O Futuro do Cinema", contou com a presença do mineiro Kiko Goifman, diretor de Filmefobia, do artista multimídia Pedro Paulo Rocha, filho de Glauber Rocha e da pesquisadora em tendências audiovisuais da Espanha, Montserrat Martí. O debate foi mediado pelo professor de cinema e vídeo contemporâneos Arlindo Machado, que apontou as novas tendências audiovisuais. Destaque para a experiência que a Espanha tem realizado com o cinema e as novas tecnologias, com o Diba, Festival de Barcelona de Tecnologias Digitais.
Confira trechos de uma das mesas-redondas:

Um comentário:

Educação e Contemporaneidade disse...

Alex, estou morrendo de inveja por não ter ido!!! Mas alguém tem que trabalhar! risos
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abraços